LPGD- O que é?
Atualizado: 6 de mai. de 2022

Vamos detalhar e explicar sobre a LGPD.
PALAVRA CHAVE: LPGD
A Lei de Proteção de Dados - LGPD - (Lei nº 13.709/2018) foi sancionada em 2018 e é a primeira lei destinada a regular o uso e tratamento de dados pessoais por empresas. Um marco no meio digital e que indica a necessidade de preservação de dados pessoas físicas de todo o mundo.
A LGPD tem recursos essenciais para orientação quando há uso abusivo e violação de dados da privacidade, tudo para preservar a transparência pública pública regida pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) em relação à coleta e à análise de informações privadas.
A LGPD determina que o Estado brasileiro deve orientar sobre o modo certo para o tratamento dos dados de qualquer pessoa e seguir as regras de anonimato necessárias e de preservação da privacidade. Esse cuidado é indispensável para a segurança das informações dos titulares desses dados.
Desde setembro de 2020, a LGPD está em vigor, ela contempla vários direitos das pessoas sobre os seus dados e as obrigações que os agentes que tratam essas informações devem ter.
A LGPD deve ser seguida por todas as empresas que fazem uso e armazenamento de dados de seus clientes, independente do porte ou finalidade de uso dessas informações. O não cumprimento da lei implica em sanções sérias para aquelas empresas que não se adequarem às exigências de segurança que envolvem o uso de dados de pessoas físicas.
Se sua empresa não atender às diretrizes da LGPD, ela está em risco.
Procure orientação para colocar todos os procedimentos de uso, armazenamento e compartilhamento de dados de seus clientes dentro das diretrizes da LGPD, lembrando que, até as informações de funcionários estão resguardadas por essa lei, então você precisa rever todo o processo de tratamento dessas informações dentro da legalidade.