O que são os seguros de vida, sinistro, seguro incêndio
Atualizado: 8 de mai. de 2022

As pessoas têm muitas dúvidas quando o assunto é seguro, seja ele de qual natureza. Para ajudar você a identificar melhor os principais eventos e tipos de cobertura de seguros, trouxemos a definição dos termos e o que um seguro específico cobre.
Para começar, vamos explicar o que é, de fato, um sinistro. No mundo dos seguros, ele é definido como uma ocorrência/evento em que há cobertura prevista na apólice de seguro, ou seja, no contrato.
Um sinistro ocorre, por exemplo, quando a pessoa faz um seguro residencial que inclui a cobertura de incêndios e, de fato, acontece um incêndio no imóvel segurado. Essa modalidade de seguro garante a proteção para o imóvel em caso de incêndio, queda de raio ou explosão do imóvel, por exemplo.
E já que falamos de seguro contra incêndio, essa modalidade é muito comum em casos de locação de imóveis para assegurar proteção caso ocorra um incêndio acidental, por curto circuito entre outros que estejam previstos na apólice.
O seguro contra incêndio pode ser feito por proprietários ou inquilinos, apesar de não ser obrigatório, é totalmente recomendado para as duas partes no caso de contrato de locação.
Nessa modalidade, ainda é possível a contratação de cobertura somente para prédio ou do conteúdo, assim como a cobertura para prédio e conteúdo, essa é a mais recomendada.
Já o seguro de vida, é um contrato realizado com uma seguradora para proteger o beneficiário em caso de acidentes ou imprevistos. Nessa situação, o seguro de vida garante que os beneficiários indicados no contrato receberão um valor em caso de morte do titular, que é a pessoa responsável pela apólice do seguro.
É possível, fazer um seguro de vida que cubra situações nas quais o titular sofre algum acidente e se torna impossibilitado de trabalhar.