A importância da Compliance Empresarial
Atualizado: 8 de mai. de 2022

Aqui vamos dar dicas sobre a importância do Compliance Empresarial e como afeta o dia a dia do empresário.
PALAVRA CHAVE: Compliance Empresarial
Compliance: a importância para o mundo corporativo
Compliance é importante para combater fraude e corrupção em empresas públicas e privadas. Sua eficiência se estendeu, inclusive, para a Compliance trabalhista que lida com os meios de tornar o ambiente empresarial mais ético e saudável para as relações interpessoais.
Compliance é implantado nas instituições com a meta de construir, desenvolver e criar uma política constante de ética em todo nível hierárquico.
Mas o que é Compliance?
Compliance, na prática das corporações, indica a obrigação de desempenhar as atividades dentro das orientações éticas, internas e externas, para manter a organização. Por meio do compliance empresarial, é possível identificar e corrigir situações que não estejam em conformidade com a ética e normas das empresas. E sua aplicabilidade deve ser direcionada a todos, sem restrições, desde o presidente da empresa aos funcionários.
Dessa maneira, um programa de Compliance Empresarial deve ser integrado às metas estratégicas das empresas, contribuindo, inclusive, com as decisões de negócios e se adaptando às constantes alterações inerentes ao ambiente corporativo.
Para quem não sabe, no mundo corporativo, o Compliance Empresarial é de extrema necessidade, como bem ressalta a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em sua Convenção sobre o Combate da Corrupção, em vigor desde 1999. O Brasil é um dos 39 países signatários deste acordo que preconiza boas práticas, controles internos, ética e compliance como diretrizes que deverão ser observadas pelos signatários.
Compliance Empresarial não é mais um diferencial no mundo empresarial, mas sim um pré-requisito para sua sustentabilidade.
Para ter um programa de Compliance Empresarial eficaz e de qualidade, as empresas devem utilizar algumas ferramentas básicas para desenvolver atitudes dentro dessa cultura ética e indispensável às corporações empresariais:
códigos de ética e conduta;
canal de denúncia;
treinamento e desenvolvimento sobre ética organizacional;
programas de integridade;
due diligence de fornecedores;
jogos de compliance.
Se sua empresa não possui um programa de Compliance, busque uma consultoria jurídica especializada e faça o quanto antes a implantação. É bom para você, para sua empresa e para seus funcionários.